L-arginina


O QUE É ARGININA?

L-arginina é um aminoácido isolado que está envolvido em diversas áreas do metabolismo. Entre os 20 aminoácidos de que as proteínas são compostas, a arginina é um aminoácido não essencial que é sintetizado no corpo humano a partir de açúcares e lipídios, ou de outros aminoácidos.


Entretanto, quando a quantidade de arginina sintetizada não atinge a quantidade adequada, a ingestão de arginina é necessária, por isso é denominado "aminoácido semi-essencial".

 

PARA QUE SERVE A ARGININA? 


A arginina funciona como um precursor de outros aminoácidos e proteínas. Por este motivo, é considerada um aminoácido fisiologicamente muito importante. Ela atua diretamente no ciclo da ureia, auxiliando na redução da fadiga durante os treinos por apoiar a desintoxicação da amônia (fator de fadiga) e, ajuda no bom funcionamento do sistema imune. Além de ser uma importante substância fisiologicamente ativa no corpo humano, a arginina pode atuar com ação vasodilatadora e, assim, auxiliar na circulação sanguínea, podendo ser fundamental para a saúde cardiovascular.